Feed RSSTurismo em Santos

Museu de Pesca de Santos

O Museu de Pesca de Santos tem o início da sua história no século 18, quando foi escolhido para abrigar um forte que estratégicamente serviria para cruzar fogo com a Fortaleza da Barra, situado do outro lado do canal, para atuar na defesa das cidades de Santos e São Vincente.

O forte na época era chama de "Forte Augusto", e pertencia na época ao Ministério da Marinha. No ínicio, era apenas uma simples muralha feita de pedras e armada com algumas peças de artilharia, que foi destruída em 1894, com chamada "Revolta Armada". Em 1905, a Marinha termina de derrubar as ruínas do local e começa a construção de um prédio, que foi inaugurado em 1908, para ser a Escola de Aprendizes Marinheiros. Em 1931, o prédio foi cedido pela Marinha para a Escola de Pesca, com o intuito de profissionalizar a pesca na região.

Tempos depois, o prédio começou a abrigar o Instituto de Pesca, ligado ao Governo do Estado, e responsável por realizar pesquisas e estudos sobre a vida marinha.

O Museu foi crescendo com o tempo e o grande acúmulo de espécimes, como tubarões, arraias e muitos outros. Em 1942, chegou ao Museu um enorme esqueleto de baleia com 23 metros de comprimento, sendo necessário derrubar as parades de 3 salas para a instação e exposição desta atração.

O Museu de Pesca está localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 192, Ponta da Praia. O horário de Funcionamento é de quarta à domingo, das 10h às 18h.

 

Voltar

Fique por dentro!

Luana de Oliveira e Filip Polc conquistam a Descida das Escadarias de Santos.

Luana de Oliveira e Filip Polc conquistam a Descida das Escadarias de Santos. (07/02/2012)

Neste domingo, foi realizada a 10ª edição da Descida das Escadarias de Santos, n... abrir

Praias de Santos

Praia do José Menino

Localizada entre o canal 2 até a divisa de Santos com São Vicente, é a praia do... abrir

Acompanhe o Guia
Facebook Twitter Orkut Youtube Tumblr
Receba por Email
Receba nossas novidades por email e participe de promoções, é só se cadastrar abaixo:
acompanhe