Feed RSSNotícias de São Vicente

Guia do Sol oferece dicas para evitar problemas no calor.

21/12/2011

Com a chegada do calor intenso, Algumas precauções são extremamentes necessárias para evitar a desidratação entre outros problemas. O lugar com maior risco é praia, onde as pessoas costumam ficar longos períodos expostas ao sol em busca do bronzeado. Quando o calor aumenta, o nosso corpo procura diminuir a temperatura através da transpiração, porém, tome cuidado pois se este objetivo não for alcançado, o organismo pode sofrer danos em algumas vezes irreversíveis como o câncer de pele.

Outro perigo do verão é o choque térmico e a insolação. O que é isso? O choque térmico acontece quando após uma longa exposição ao sol, as pessoas que visitam as praias para fugir do calor decidem tomar um banho de mar, que não é nada saudável pois o corpo está com a temperatura muito elevada, e a temperatura da água está baixa, causando um choque de temperaturas opostas, podendo causar arritmias cardíacas, alterações no metabolismo e até mesmo uma parada cardíaca, levando ao afogamento e em muitos casos pode matar. A insolação é causada pela exposição demasiada ao sol, causando falta de ar, dor de cabeça, tontura, diarréia, confusão mental, pele quente e avermelhada. Ao sentir estes sintomas, procure um médico.

O Guia do Sol preparou algumas dicas para este verão. Confira abaixo:

  • Beba muita água pois é fundamental hidratar o organismo e evitar a desidratação.
  • Coma alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como frutas e legumes frescos. Evite refeições pesadas com alimentos gordurosos e as bebidas alcoólicas, pois demoram mais tempo a digerir.
  • Prefira por roupas leves, de preferência feitas em algodão e de cores claras. Use chapéu e óculos de sol. Use menos roupa na cama, sobretudo nos bebés e doentes acamados.
  • Use protetor solar, mantenha a sua pele protegida.
  • Na praia, evite longas exposições ao sol para evitar a insolação. Após se expor demasiadamente ao sol, espere na sombra o corpo esfriar para depois tomar o banho de mar, mas cuidado, antes de mergulhar molhe os pulsos, a nuca e o rosto para evitar o choque térmico.
  • Evite esforços físicos exagerados. Se sentir que a sua temperatura do corpo está a aumentar, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.

Confira outras dicas para este verão com a Campanha Praia Limpa do Guia do Sol. Clique AQUI.

Voltar

Turismo em São Vicente

Biquinha de Anchieta

A Biquinha de Anchieta foi construída pelo jesuítas e seus primeiros registros n... abrir

Acompanhe o Guia
Facebook Twitter Orkut Youtube Tumblr
Receba por Email
Receba nossas novidades por email e participe de promoções, é só se cadastrar abaixo:
acompanhe